fbpx

Blog

15 de março de 2024

Parque Estadual do Ibitipoca: tudo sobre o ecossistema e a preservação da atração

O Parque Estadual do Ibitipoca é um dos pontos mais famosos de Minas Gerais. A atração foi o 2º parque mais visitado do estado em 2023, recebendo cerca de 80 mil visitantes ao longo do ano. Ele ficou atrás somente do Parque Serra do Rola Moça, em Belo Horizonte. 

O parque, que completou 50 anos em 2023, é um dos tesouros da Zona da Mata e suas paisagens encantam quem passa por lá. E você, já fez uma visita ao local?

Neste artigo, reunimos as principais informações sobre o ecossistema do Parque Estadual do Ibitipoca. Leia para conferir o que você pode encontrar por aqui e entender a importância de sua preservação.

Cachoeira do Parque Estadual de Ibitipoca

Parque Estadual do Ibitipoca: aspectos naturais

O Parque Estadual do Ibitipoca fica na Serra do Ibitipoca, localizado em Lima Duarte. O espaço é situado na Cordilheira da Mantiqueira, na Floresta Atlântica. Por conta disso, a área conta com elevações rochosas com altitudes variando entre 1.100 a 1.784m. Seu ponto mais alto é o Pico da Lombada, que atrai turistas e aventureiros graças à maravilhosa vista, que geralmente passam por ele para visitar o cartão postal de Ibitipoca, a Janela do Céu.

As grutas, os córregos e os riachos encontrados por lá são o que formam seus principais atrativos: as cachoeiras e as piscinas naturais. 

Confira, abaixo, mais informações sobre o parque:

Relevo e clima

O relevo do Parque Estadual do Ibitipoca é caracterizado por montanhas, vales, grutas e formações rochosas típicas da região de Minas Gerais. A atração mais famosa do parque é a Janela do Céu, uma abertura natural nas rochas que proporciona uma vista espetacular da paisagem ao redor.

A região possui um clima tropical de altitude. Isso significa que as temperaturas geralmente são amenas, com verões chuvosos e não muito quentes e invernos frescos e secos. As temperaturas, na época mais fria, têm máxima de 15°C e mínima de até 6°C, podendo chegar aos 0°C em dias de geada. Já na época mais quente, a temperatura mínima é de 18°C, enquanto as máximas podem passar dos 30°C.

Fauna e flora

A rica fauna do Parque Estadual do Ibitipoca conta com algumas espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, o lobo-guará e o primata guigó. Há ainda animais como o sagui, o papagaio do peito roxo e o quati, além da perereca Hyla do Ibitipoca, identificada pela primeira vez na região.

Já a flora é marcada por uma variedade de espécies vegetais, incluindo árvores, arbustos, plantas herbáceas, samambaias e orquídeas. Entre as espécies mais encontradas, destacam-se o ipê, as araucárias, as gramíneas e os elementos de vegetação do cerrado. 

Créditos: Sílvio Leal (@silvio.leal.jr)

A preservação do Parque Estadual do Ibitipoca

As ações de preservação do Parque Estadual do Ibitipoca são essenciais para garantir a conservação da biodiversidade, a manutenção dos ecossistemas e a sustentabilidade do local.

Algumas ações, por parte da população, são encorajadas em nome da preservação do local. São elas:

  • Andar somente nas trilhas, evitando atalhos ou áreas interditadas;
  • Não provocar barulhos que possam perturbar a fauna local;
  • Não acender fogueiras ou soltar balões;
  • Não jogar lixo nas trilhas e nos acampamentos;
  • Não coletar plantas, flores, sementes, pedras ou outros elementos naturais encontrados no parque;
  • Não alimentar ou molestar animais silvestres.
  • Não defecar nas grutas, uma boa área do parque não é permitida visitação…devido ao risco de queda e desabamento de grutas muitas não são abertas a visitação.

Para agendar a sua visita, basta acessar o site do parque e clicar em “Compre aqui”. Você deverá definir a data, o circuito e o tipo de ingresso desejado. Também é possível adquirir os ingressos na hora, ao entrar no parque. 

O parque possui 3 circuitos: Circuito das Águas, Circuito do Pico do Pião e Circuito Janela do Céu.

Mas, atenção: é comum que a atração não funcione nas segundas-feiras. Por isso, planeje a sua viagem com antecedência e evite imprevistos! 

Hospede-se no Alpha Ville Chalés

Uma visita ao Parque Estadual do Ibitipoca precisa vir acompanhada de uma viagem inesquecível, com direito a passeios no vilarejo e uma hospedagem de qualidade. Para isso, você pode contar com o Alpha Ville Chalés! Além de confortáveis acomodações, você aproveita diversas opções de lazer e relaxamento, além de uma gastronomia deliciosa. Clique aqui para conhecer as experiências do hotel.

alpha ville chalés em ibitipoca
Alpha Ville Chalés – Ibitipoca, MG