Confira informações e curiosidades sobre o Parque Estadual do Ibitipoca, que completou 50 anos de história em 2023.
O Parque Estadual do Ibitipoca completou, recentemente, 50 anos de história. A atração é um dos destinos turísticos mais famosos de Minas Gerais, atraindo cerca de 90 mil visitantes por ano!
Neste blog, separamos algumas curiosidades que farão você querer conhecer a região. Leia a seguir.
Confira 5 curiosidades sobre o Parque Estadual do Ibitipoca
Rico em cachoeiras, grutas e biodiversidade, o Parque Estadual de Ibitipoca é o destino perfeito para quem curte aventuras. Veja as principais curiosidades sobre a atração:
Criação do parque
O Parque Estadual do Ibitipoca foi criado como uma unidade de conservação no povoado de Conceição do Ibitipoca. O objetivo era preservar a rica fauna e flora do local, que foi importante durante o Ciclo do Ouro e se apoiava em atividades agropecuárias de pequeno porte.
A atração foi criada em 4 de julho de 1973, pela Lei 6.126. Hoje em dia, o local é um dos principais destinos turísticos do estado de Minas Gerais, sendo totalmente autossuficiente em seus lucros. Com 1.488 hectares, o Parque é considerado uma reserva florestal ramificada da Serra da Mantiqueira, uma unidade de conservação (UC).
Limite de visitantes
O volume de visitantes era tanto que o parque precisou estabelecer um limite. Atualmente, a atração recebe mil visitantes por dia, sendo disponibilizado a venda de 700 ingressos de forma online e mais 300 disponíveis na portaria.
Localização
O Parque Estadual do Ibitipoca é uma ramificação da Serra da Mantiqueira. Ele divide as águas das bacias dos rios Grande e Paraíba do Sul. Além disso, a área em que o parque está localizado, na Serra do Ibitipoca, engloba os municípios de Santa Rita do Ibitipoca e Lima Duarte.
Fauna e flora
Trilhar o Parque Estadual do Ibitipoca é estar em contato direto com a natureza, ou seja, com diferentes espécies de plantas e animais.
A vegetação da região é composta pela Mata Atlântica, por matas ciliares e campos rupestres. Isso significa que cactos, samambaias e orquídeas são plantas comuns por aqui, além de bromélias e candeias.
Sobre os animais, destacam-se o lobo-guará e sauá, duas espécies ameaçadas de extinção. Além dessas, também é comum avistarmos quatis, papagaios-do-peito-roxo e andorinhas-de-coleira-falha.
Outra curiosidade que vale mencionar é a existência da Hyla Ibitipoca, uma espécie de perereca identificada pela primeira vez aqui na região.
Circuitos
No parque, é possível optar por três diferentes trilhas: o Circuito das Águas, o Circuito Janela do Céu e o Circuito do Pião.
O primeiro é o mais curto e ideal para aqueles que não estão acostumados com trilhas, mas querem curtir visuais paradisíacos. Já a Janela do Céu é o circuito mais longo e com maior grau de dificuldade. No entanto, a distância é compensada por uma vista deslumbrante e perfeita para fotos. O Circuito do Pião é o meio-termo entre os dois, com 10km de extensão e grau médio de dificuldade.
Impossível não ficar com vontade de visitar as belezas do Parque Estadual do Ibitipoca, não é? Reserve sua visita pelo site e conheça as acomodações do Alpha Ville Chalés para garantir a melhor hospedagem quando estiver por aqui.