Ibitipoca é especial. A cidade tem os seus encantos e está sempre disposta a receber os turistas de braços abertos. Contudo, para que a experiência seja única, você deve saber algumas informações sobre o lugar e agir preventivamente. Pensando nisso, separamos, a seguir, dados que orientarão a sua viagem. Boa leitura!
Se puder, vá de carro
Caso tenha condições de ir de carro ou de procurar carona, o trajeto até Ibitipoca será muito mais tranquilo e cômodo. Isso porque a cidade mantém o clima roots e de isolamento, impondo certa dificuldade de acesso.
Existem ônibus que atendem à região, mas os horários são reduzidos. Assim, será necessária uma dose extra de planejamento. Uma alternativa é se deslocar até Juiz de Fora, de lá até Lima Duarte e, então, até Ibitipoca, em um terceiro transporte público. Sempre tomando o cuidado de combinar os horários. Em feriados, há também o risco de esgotamento de passagens.
Nossa sugestão é chamar a família, a galera ou o mozão e fazer uma trip em um veículo próprio. Assim, o trajeto será mais tranquilo e, até mesmo, divertido. Vale lembrar que, em certo trecho, a estrada é “de chão” (sem asfaltamento) e apresenta subidas. Certifique-se de que o carro seja adequado.
Fuja de imprevistos
Ibitipoca é muito especial! A cidade oferece um contato profundo com a natureza ao mesmo tempo em que presenteia o visitante com o seu característico clima paz e amor. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não ficar desamparado em meio ao passeio.
Em primeiro lugar, além do cartão (de crédito ou de débito), leve uma quantia em dinheiro. Alguns lugares, por falta de sinal, só aceitam pagamento em cash. Não há muitas opções para saque lá e, portanto, você deve se planejar com antecedência.
Por falar em sinal, prepare-se para ficar sem usar o seu celular. Em grande parte da cidade, não é fácil conseguir realizar ligações ou usar a internet. Então, resolva suas questões antes de chegar ao destino para que a verdadeira conexão seja com você mesmo e com a natureza.
Abasteça o carro antes de entrar em Ibitipoca. O posto mais próximo fica em Lima Duarte — cerca de 26km de distância. Com isso, é importante ficar de olho no nível de combustível, a fim de não passar apertos.
Planeje um roteiro de atividades
A programação de atividades em Ibitipoca é muito grande e diversificada. Por isso, prepare um roteiro para dar conta de fazer o que mais gosta nos dias em que ficar hospedado por lá. Só o Parque Estadual, por exemplo, exige três dias para ser explorado completamente. Nossa sugestão é que um seja dedicado ao Circuito das Águas, outro, ao Pico do Pião e às grutas e, finalmente, um à Janela do Céu e à cachoeirinha.
Gosta de música? Então, estará muito bem servido em Ibitipoca. Há diversas atrações, constantemente, de gêneros musicais variados. Tem espaço para blues, reggae, forró, samba, MPB e muito mais. Tanto os barzinhos do camping Ibitilua quanto o “shopping” (espaço ao ar livre cercado de bares, restaurantes e casas de artesanato) sediam eventos imperdíveis.
Imagine uma casa no meio da floresta em que a cachaça desce do teto. Pode parecer “doideira”, mas o Bar do Firma é exatamente assim. Com certeza, vale a sua visita. Recomendamos também experimentar o pão de canela da região, os pastéis e o pão de queijo!
Viu como Ibitipoca é maravilhoso? Seguindo as nossas dicas, temos certeza de que a sua trip será perfeita. Para ter conforto em sua hospedagem e aproveitar o melhor da região, entre em contato com a gente!