Blog

O Parque Estadual de Ibitipoca

O Parque Estadual do Ibitipoca é, sem dúvidas, o maior e mais conhecido atrativo de toda a região. Acesse e confira mais sobre esse paraíso!

O Parque Estadual do Ibitipoca é, sem dúvidas, o maior e mais conhecido atrativo de toda a região: são 14,88km² do que é considerado um verdadeiro paraíso ecológico da Zona da Mata mineira. Em 1973, o espaço se tornou uma área de preservação ambiental e é administrado até hoje pelo IEF – Instituto Estadual de Florestas.

As belezas da região encantam a todos, e o contato com a natureza garante uma experiência memorável. O meio mais simples e confortável de chegar ao parque é de carro. A rota recomendada para a vila é seguindo em direção a Juiz de Fora, pela BR-040, e entrando no trevo de acesso à BR-267, prosseguindo em sentido a Lima Duarte. Depois, até o distrito, são 24km e, do centro à portaria do parque, mais 3km, de acesso calçado. Para aproveitar o passeio ao máximo, é interessante se hospedar em Conceição do Ibitipoca para conhecer e curtir o clima e a estrutura.

E por falar em estrutura, a área conta com estacionamento limitado a 50 veículos, restaurante e lanchonete, Centro de Informações ao Turista – com auditório, área de camping, vestiário e loja de souvenirs. Além disso, as trilhas são sinalizadas em português e inglês para contemplar visitantes de todos os lugares.

ROTEIROS

COM TRÊS ROTEIROS PRINCIPAIS, O PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA É DIVIDIDO EM:

 

CIRCUITO DAS ÁGUAS

foto-blog-parque-estadual-de-ibitipoca-paredao-do-santo-antonio
Vista para o paredão de Santo Antônio

É o roteiro mais curto. Ainda assim, reúne o maior número de atrativos e águas propícias para banho dentro do parque. São 5km de trilhas, consideradas de nível fácil a médio, dependendo do local escolhido para visitação e das condições físicas do visitante.

Nele, você encontra: A Gruta dos Coelhos, Prainha, Prainha das Elfas, Lago Negro, Ducha, Lago dos Espelhos, Paredão de Santo Antônio, Ponte de Pedra, Raia das Ninfas, Cachoeira dos Macacos e Lago das Miragens.

foto-blog-parque-estadual-de-ibitipoca-cachoeira-das-ninfas
Cachoeira Raia das Ninfas
foto-blog-parque-estadual-de-ibitipoca-lado-dos-espelhos
Lago dos espelhos

CIRCUITO DO PIÃO

foto-blog-parque-estadual-de-ibitipoca-circuito-do-peao
Vista circuito do Pião

Mediano em relação à distância, é ideal para quem admira belas paisagens e não procura tantos atrativos com água. As trilhas, somadas, garantem 10km de caminhada, consideradas de nível médio a difícil pela distância e, ainda, pelo grande número de subidas.

Os principais atrativos são: Gruta do Monjolinho, Cachoeira da Pedra Furada, Poço Campari, Cachoeira do Encanto, Gruta do Pião, Pedra Furada, Gruta dos Viajantes e Pico do Pião, o segundo mais alto da região.

CIRCUITO DA JA7NELA DO CÉU

Sem dúvidas, o mais procurado de Ibitipoca. E também o mais longo! A caminhada é considerada de nível difícil, devido à longa distância e ao relevo extremamente acidentado.
O “mar de montanhas” forma 16km de diferentes tipos de terreno.

Abrange: Pico do Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico da Lombada (ponto mais alto do distrito) Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Moreiras, Janela do Céu, Cachoeirinha e Pico da Lombada.

foto-blog-parque-estadual-de-ibitipoca-janela-do-ceu
Janela do Céu
foto-blog-parque-estadual-de-ibitipoca-janela-do-ceu-2
Janela do Céu
foto-blog-parque-estadual-de-ibitipoca-pico-do-cruzeiro
Pico do Cruzeiro
foto-blog-parque-estadual-de-ibitipoca-cachoeirinha
Cachoeirinha