Blog

Ibitipoca sem perrengue: tudo o que você precisa saber para uma boa estadia

Ibitipoca sem perrengue, dicas essenciais incluindo reservas, estradas, trilhas, equipamentos, alimentação, passeios e muito mais.

Confira o Ibitipoca Sem Perrengue, guia do Alpha Ville Chalés para uma viagem relaxante e sem problemas.

Ibitipoca é o destino perfeito para aqueles que buscam aventura e conexão com a natureza. Além disso, viajar para cá pode trazer a tranquilidade e o descanso de que você precisa. E com o guia Ibitipoca Sem Perrengue, do Alpha Ville Chalés, a sua estadia vai ser ainda melhor!

Continue lendo para aprender todo o necessário para uma viagem perfeita para Ibitipoca.

Ibitipoca Sem Perrengue: siga o guia

O contato direto com a natureza e todas as suas belezas paradisíacas pode vir com alguns empecilhos. Mas nada que estrague a viagem, ainda mais se você estiver preparado pare eles!

Para ajudá-lo nisso, separamos algumas informações-chaves que você precisa saber para uma viagem totalmente sem perrengue. Confira abaixo!

Reserve com antecedência

Ibitipoca recebe muitos turistas em qualquer época do ano, mas costuma ficar especialmente cheia em feriados ou períodos de eventos locais. Por isso, é bom organizar o seu planejamento com antecedência, pesquisar as datas e fazer a sua reserva enquanto há tempo!

Estrada

Dê preferência à estrada de Lima Duarte, pois esse é o trajeto que mais possui manutenção durante o ano. São cerca de 24km até Ibitipoca. Boa parte já está calçada, e o restante em processo de calçamento.

Escolha as roupas certas

Graças à sua proximidade com a natureza, Ibitipoca é uma região fresca durante todo o ano. Por isso, mesmo no verão, é uma boa ideia levar casacos e outras roupas de frio. Além de, é claro, roupas de banho e peças específicas para as trilhas.

Saiba quais equipamentos e alimentos para trilha você vai precisar

O Parque Estadual do Ibitipoca, que está sob nova gestão, possui três opções de trilha: Circuito das Águas, Circuito do Pião e Circuito da Janela do Céu, respectivamente, do mais curto ao mais longo.

Você pode comprar o seu ingresso e o estacionamento para o Parque Estadual aqui. E seja qual circuito você escolher, há alguns equipamentos e alimentos que não podem ficar de fora da mochila.

Equipamentos:

  • Sapatos fechados e adequados para caminhadas;
  • Roupas confortáveis, de preferência com proteção solar UV e que sejam adequadas ao clima do dia;
  • Bonés ou chapéus;
  • Cantil ou garrafa;
  • Protetor solar;
  • Estojo de primeiros socorros;
  • Papel higiênico e saco de lixo;
  • E se você é do tipo explorador, já anote esta próxima dica! Leve lanterna para acessar as nove cavernas/grutas abertas para visitação nos circuitos do parque. Uma mais bonita que a outra e vale a pena a visita!

Mas lembre-se de respeitar as regras nesses locais: faça silencio e não deixei qualquer tipo de lixo.

Alimentos:

  • Amendoim, nozes e castanhas, pois dão mais disposição;
  • Frutas secas, além de nutritivas, não estragam facilmente e ocupam pouco espaço;
  • Banana, por ser fonte de carboidrato e prevenir a câimbra;
  • Atenção: evite levar maçã, pois essa fruta tende a abrir ainda mais o apetite;
  • Isotônicos, pois repõem água, minerais, carboidratos e outros nutrientes durante as caminhadas;
  • Barras de cereais, de proteínas e biscoitos que sejam integrais também são bem-vindos.

Passeios fora do Parque Estadual do Ibitipoca

As belezas de Ibitipoca vão além do Parque Estadual. Existem várias opções de passeios de quadriciclo, Land Rover e UTVs no entorno da reserva. Mas antes de fechar algum passeio com as agências, peça para ver fotos e converse sobre o trajeto para saber se está dentro das suas expectativas. Cada lugar possui uma beleza, um propósito e também valores diferentes, de acordo com o tempo do passeio. Aí vão algumas dicas de agências: Sorriso Ibiti, Sauá Turismo, Ibiti Aventura e Ibiti Açu Eco Turismo.

Traga dinheiro vivo

Não há caixas eletrônicos em Ibitipoca. Além disso, alguns lugares não aceitam Pix ou cartão. Por isso, é imprescindível que os viajantes levem ao menos um pouco de dinheiro vivo, para evitar qualquer problema.

Abasteça o carro em Lima Duarte

Além dos caixas eletrônicos, também não há postos de gasolina em Ibitipoca. A orientação é abastecer o seu carro em Lima Duarte, antes de pegar os 24km de estrada que levam à vila.

Se ligue nas operadoras que funcionam

Se você quer se manter conectado… fique ligado! Nem toda operadora de celular funciona por aqui. O sinal e a internet só funcionam para os celulares que utilizam Claro ou Vivo. Ou seja, os viajantes precisarão se organizar para escolher qual operadora vão utilizar.

Cuidado na hora de anotar endereços

Usar o GPS em Ibitipoca pode ser uma atividade traiçoeira. Isso porque nem sempre a ferramenta reconhece o nome das ruas. Por isso, uma boa ideia é pegar a referência dos lugares, em vez de anotar o endereço completo. Já recebemos relatos de pessoas que deram voltas e mais voltas em estradas isoladas ou até atolaram o carro para chegar ao destino indicado no GPS. Acreditamos que essa não é a sua ideia, não é mesmo?

Bares, restaurantes e lojas de souvenirs

O comércio em Ibitipoca funciona de acordo com o fluxo de turistas. Por isso, de segunda a quarta-feira, você poderá encontrar menos lugares abertos. Conforme o fim de semana se aproxima, as opções aumentam. Nos feriados, o comércio funciona normalmente, exceto no Natal e no dia da padroeira local (8 de dezembro).

Farmácia

Existe apenas uma farmácia, a Drogaria Jacinto Lage, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 19h30, e aos domingos, das 8h às 16h.

Unidades de saúde

Ninguém merece ficar doente durante uma viagem, né? Mas se isso acontecer com você, é bom estar preparado. Em Ibitipoca não há suporte de saúde. Caso aconteça algum problema durante a sua estadia, a unidade de atendimento mais próxima e efetiva é a Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte (cerca de 26km de distância de Ibitipoca). Se for necessário algum atendimento mais urgente, ligue para o SAMU pelo número 192.

Mercadinhos

Por aqui só existem dois mercadinhos, mas que atendem super bem às necessidades dos turistas. A Casa São Geraldo, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h30, e domingo, das 7h às 19h. E o Ibralândia, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h20, sábado, das 7h às 19h20, e domingo, das 7h às 12h.

 

Com o guia Ibitipoca Sem Perrengue, não vai ter espaço para problemas ou imprevistos na sua viagem! E, para uma estadia mais que relaxante, hospede-se no Alpha Ville Chalés, o hotel com a melhor estrutura, rodeado de natureza e que será o seu refúgio na Serra do Ibitipoca. Clique aqui para conhecer todas as nossas experiências.